segunda-feira, 27 de maio de 2013

PERGUNTAS SOBRE ÉTICA (2)

Seguem, abaixo, respostas às perguntas 4-7 do exercício sobre Ética.



4) MARQUE V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO

__F______A Ética é condicionada pelas Leis e depende da moral individual.

__V______A Ética apresenta princípios norteadores das Leis e dos comportamentos humanos.

__F______A Ética é inferior à moralidade convencional e depende do pensamento particular para ajudar na descoberta do certo e errado.

__V______A Ética independe da moralidade convencional e é, por si só, transcendente e universal.

COMENTÁRIO

1 – Sendo a Ética transcendente e universal, ela não é condicionada pelas Leis, ao contrário, ela apresenta princípios para que o legislador elabore os códigos de leis. Os comportamentos e as ações humanos é que devem seguir os princípios éticos, e não a ética ser norteada por comportamentos humanos pois estes são relativos, dependem de circunstâncias e às vezes são imorais.

2 – A moralidade convencional é aquilo que uma sociedade aceita como sendo moral, assim, há grupos sociais que aceitam a nudez como moral; já outros aceitam o aborto, a maconha, como moral. Dessa forma, a moralidade convencional pode ser imoral do ponto de vista ético. Por esta razão ela não é transcendente pois depende dos pensamentos e das culturas de cada sociedade.

3 - A Ética, por sua vez, é transcendente e universal, está acima da moral e da moralidade convencional, ela é, por excelência, a ciência da moral.

4 - Diante das respostas acima é fácil perceber que somente as alternativas 2 e 4 são verdadeiras. As demais são falsas.


5) FAÇA UM TEXTO MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA PARA A ÉTICA – No texto mostre como a bíblia influencia a conduta ética do cristão e da sociedade em geral. Não se esqueça de mostrar os fundamentos éticos dos profetas.

A Bíblia é, sem sombra de dúvida, o fundamento e o pilar da ética. Alguém pode perguntar: Por que você não disse da Ética Cristã? Para não colocar a Ética como algo somente da religião cristã. De fato ela não nasceu, como disciplina, na religião Cristã. Os gregos já falavam sobre ética muito antes do Cristianismo. Platão, por exemplo, colocava no topo da Ética bondade, verdade e justiça, virtudes estas consagradas na Bíblia Sagrada, uma delas pertencente ao fruto do Espírito, em Gl. 5.22,23, que é a bondade.

A religião judaica também já discutia ética desde o seu início. O que é o código mosaico senão uma conjunto de normas éticas e morais? Não posso me esquecer de Provérbios, o livro da Ética e da Sabedoria.

Diante disso, eu falo da ética como sendo universal e absoluta, pois seus ideais não pertencem à uma religião, eles vêm direto da divindade e são transcendente. E é nessa transcendência que entra a Bíblia como livro que não só é o fundamento da Ética, mas é o livro que ajuda a interpretá-la, a aplicá-la, a entendê-la. Ao estudá-la, é possível perceber quão próxima da Bíblia está a Ética, não só como o conjunto de virtudes, mas também como um dos ramos da Filosofia (um problema filosófico), pois a Filosofia estuda, na Ética, aquilo que é ideal para a conduta humana.

A Bíblia como um livro ético revela a causalidade da Ética, Deus, seus objetivos, levar o homem a agir conforme a vontade de deus e a amar o próximo, etc. Como fundamento da Ética, ela não aponta somente para a santificação, mas direciona o homem, também, para a verdade, a justiça, a equidade, virtudes de grande valor para Deus.

Poderia ir além e mostrar o ideal ético do Cristianismo, nas epístolas paulinas,nas quais o apóstolo Paulo deixa claro como o cristão deve se comportar, agir neste mundo. Porém falarei um pouco sobre o ideal ético dos profetas, objetivo da pergunta.

Os profetas do Velho Testamento tinham um alto padrão de moralidade. Eles agiam, profetizavam e pregavam baseados em virtudes éticas como: justiça, bondade, verdade, etc. Combatiam toda a sorte de imoralidade sexual, política, pessoal, religiosa e social: adultérios, corrupção, injustiça, orgulho, etc.

Este alto padrão de moralidade se encontra em textos como Miqueias 6. 8, versículo que resume o centro do ideal ético do Velho Testamento (e talvez de toda a bíblia):

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom, e o que é que o Senhor pede de ti, SENÃO QUE PRATIQUES A JUSTIÇA, AMES A MISERICÓRDIA E ANDES HUMILDEMENTE COM O TEU DEUS?”

O texto a cima é Ética em seu estado mais puro, em seu gral mais elevado, é totalmente metafísico,transcendente e absoluto.

Um outro texto que revela o ideal ético dos profetas é Amós 5.24. Nos versículos 11-13, Deus repreende seu povo por injustiças sociais e por pecados. Nos versículos 24 o profeta proclama:

“Corra porém a justiça como as águas e a retidão como ribeiro perene.”

Um outra tradução diz:

Em vez disso, quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente, e que a honestidade seja como um rio que não para de correr.”

Isso é a excelência da ética revelada de forma poética, de uma forma que deixa claro a transcendência do ideal ético divino e dos profetas. Enquanto os homens, em sua grande maioria, pensa em justiça como um o gotejar de uma torneira, o Eterno pensa em justiça como uma grande enchente. Enquanto que a maioria dos mortais pensa em honestidade como os pingos de uma torneira fechada, cuja borracha está desgastada, o Criador pensa em honestidade como um rio que não para de correr.

Este ideal ético só está presente no livro revelado, na Bíblia sagrada. Não é encontrado nos livros de Filosofia, não faz parte dos objetivos do Ateísmo, afinal os ateus não acreditam num Deus tanscendente, por isso seus ideais éticos são ínfimos, territorialista, terrenos.

Alguém pode perguntar: Justiça, verdade, honestidade, fazem parte da Ética? Em resposta afirmo: Sim, são as virtudes éticas das mais excelentes.

Diante de tudo que falei, concluo dizendo que, apesar de a ética existir fora da religião cristã, é no Cristianismo que a glória de sua excelência é revelada, através da Bíblia Sagrada, através de Cristo quando disse:”amai uns aos outros conforme eu vos amei”, através do Espírito Santo com seu fruto em Gálatas 5.22,23, O ÁPICE DA ÉTICA PARA O HOMEM.



6) POR QUE A ÉTICA É UMA NECESSIDADE SOCIAL? Responda justificando e embasando seus argumentos.

O ser humano vive em sociedade onde interage com pessoas que têm diferentes costumes, culturas, crenças e temperamentos. Essas diferenças geram, inevitavelmente, conflitos, discordâncias, problemas na comunicação.

Para que esses problemas não se tornem destrutivos é necessário que os comportamentos sejam norteados, ora pelos princípios éticos, ora pelas Leis. É aqui que podemos perceber a importância da ética para a vida em sociedade: ela apresenta virtudes e princípios norteadores para os comportamentos e as decisões das pessoas.

Dentre os princípios éticos que ajuda no convívio social encontram-se : o respeito às pessoas e aos seus direitos; o respeito e a valorização da propriedade privada –que apesar de estar estabelecido em Lei, já era um princípio em vigor no ideal ético das pessoas, antes mesmo da existência de leis sobre este tema, o valor à vida, ao bem dos outros, etc.

Dentre as virtudes éticas que ajudam no convívio social encontram-se: justiça, equidade, bondade, benignidade, etc.


7) POR QUE A ÉTICA É UMA NECESSIDADE METAFÍSICA? Responda justificando e embasando seus argumentos.

1. A metafísica estuda temas que transcendem a matéria, à física como Deus, a cosmologia, a imortalidade, o mal, a teleologia, etc.

2. Se a ética não tiver uma base transcendente, ou seja, que esteja além dos ideais humanos, ela não poderá ser aceita como absoluta e como algo que ajuda os homens em suas necessidade.

3. Para mostrar que a ética é transcendente à matéria, é importante que o estudante de Teologia estude, também, temas metafísicos, dentre eles estão a verdade, a sabedoria, etc.

4. O estudo sobre a existência de Deus também ajuda no fortalecimento da Ética como sendo absoluta e universal, pois, se há uma ser que criou tudo, que rege o universo com Leis morais, a Ética tem, em si, fundamentos daquilo que é transcendente em Deus. Neste conceito, os eticistas cristãos e não-cristãos podem lançar mão de virtudes éticas consideradas, pelos teístas (pessoas que acreditam na existência de Deus) como verdade, justiça, sabedoria, amor, etc.

5. Em resumo, só acredita em uma ética transcendente, absoluta, quem crê na realidade da metafísica.



Em cristo Jesus,

Prof. e Evangelista João Moreno de Souza Filho.

jmorenofilho@yahoo.com.br

Até a próxima com mais perguntas sobre ética.

Nenhum comentário: