terça-feira, 19 de junho de 2012

URGENTE: TRISTEZA TOMA CONTA DE PAIS, PROFESSORES E ALUNOS DO PROJETO GURI!

     Uma notícia entristeceu alunos, pais e professores do projeto Guri: ELES PODERÃO NÃO MAIS ESTUDAR NO SALESIANOS DO BAIRRO DO SANTANA. A PARCERIA ESTÁ PARA SER TERMINADA. Agora, sem saber para onde irão, foi marcada uma reunão com os pais para o próximo dia 22. Uma acontecerá às 9:30 e outra às 16:30.


Alunos de uma das turmas do Projeto Guri. De acordo
com um dos colaboradores, todos estão tristes
e apreensivos.
      Isto já é de conhecimento de pessoas ligadas à educação,  PORÉM NINGÉM SE POSICIONOU CONTRA. Há rumores de que o projeto Guri dará lugar aos projetos do SENAI.
       Bem, vamos a algumas verdades sobre o PROJETO GURI. :

1) O PROJETO GURI TEM TRANSFORMADO A VIDA DE CENTENAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOS BAIRROS DO SANTANA, CRISPIM, CASTOLIRA, MORUMBI, ALTO TABAÚ, CENTRO, ETC.
Ana Carolina, aprendeu música e a tocar flauta em
poucos meses de Projeto Guri. Hoje, ensaia em
sua casa todos os dias.
2) O PROJETO GURI NÃO TEM "GORDURA", OU SEJA, NÃO DÁ LUCRO. É UM PROJETO EDUCACIONAL NO PURO SENTIDO DA PALAVRA.
3) O VALOR SOCIAL DESSE PROJETO É INCALCULÁVEL.

     Agora vamos à outras reflexões:

1) Toda estrutura do Salesianos é de bem de uso comum. Apesar de ser administrado pela Igreja Católica, é preciso fazer algumas perguntas, tais como: O Salesianos paga Imposto? O Instituto Salesianos tem subvenção, verba de governo Federal, Estadual, Muncipal?
     Se o Salesianos não paga imposto, recebe repasses municipais, É INJUSTO ABANDONAR UM PROJETO TÃO IMPORTANTE COMO O GURI.
     É hora de a Prefeitura entrar em ação, de a Câmara de Vereadores analisar isso daí e procurar saber quais são as razões do fim da parceria.
     Se realmente o projeto Guri vai ser trocado pelo SENAI, isso precisa ser visto, pois não se pode fazer ação social sendo injusto com um projeto de tamanho valor social, moral e espiritual como o Projeto Guri.
     Repito, se o Salesianos do Santana é beneficiado com ações da Prefeitura, A PREFEITURA E A CÂMARA DE VEREADORES TÊM O DEVER (E O DIREITO) MORAL DE SENTAR PARA CONVERSAR.
     Uma outra reflexão tem que ser feita: Se a Secretaria de Educação está sabendo disso, já há uma resposta, uma solução?
   Por que ficou todo mundo calado?
  Há quem pense que tudo estará solucionado se os alunos do Santana, Centro, Crispim, forem para o Araretama ou Moreira Cesar. Porém isso será um retrocesso. MUITOS VÃO DESISTIR.
    Termino solicitando a seguinte informação: Se o Salesianos recebe alguma verba municipal.
    Vamos lutar para manter a parceria. Não é perfil da Igreja Católica abandonar aquilo que é justo, bom e moralmente correto. Pela missão da Igreja, acredito que a direção do Salesianos repensará neste caso.
     Acredito, também, que nossas lideranças políticas se movimentarão para não deixar centenas de adolescentes e crianças órfãos.
     Com relação à notícia de o SENAI irá oculpara o espaço no Salesiano, (ISSO PRECISA SER CONFIRMADO), é preciso deixar claro que o SENAI é uma instituição séria e tem muitos projetos sociais. Porém, o SENAI tem mais estrutura, mais dinheiro do que o Projeto Guri. Já o PROJETO GURI, como falei acima, não pode ficar órfão, pelo contrário, exatamente por ser um projeto com RECURSOS JUSTOS, deve ser apoiado, amparado. Trocar o Projeto Guri pelo SENAI poderá gerar injustiças para todos alunos que estudam no Projeto Guri, sem contar os danos psicológicos e sociológicos.

Por professor João Moreno de Souza Filho.

Nenhum comentário: