quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA O APRENDIZADO


O fisiologista Amauri Betini Bartoszeck, professor Professor visitante, Laboratório de Neurofisiologia, Instituto de Saúde Dr. Bezerra de Menezes, Faculdades Integradas Espirita, Curitiba, Brasil, diz, em seu artigo “Neurociência na Educação” que “aprendizagem é o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, ativando sinapses, tornando-as mais intensas.” Dessa forma, “a aprendizagem está intimamente ligada ao desenvolvimento do cérebro.” Assim, é possível dizer que o aprender e o lembrar ocorre no cérebro.

Esta informação é muito importante, especialmente porque o que está em jogo é o cérebro, órgão do corpo que não armazena energia. E de onde vem as energias que se processam no cérebro? Da nossa alimentação.

É neste ponto que estudos em Psicopedagogia apontam boa alimentação como um dos grandes fatores uma boa aprendizagem e a má alimentação como fator que leva à deficiência no aprendizado de milhões de crianças e adolescentes pois uma alimentação sem vitaminas, proteínas, não gera energia suficiente para que os processos cerebrais ocorram normalmente.

É importante salientar, aqui, que a fase primordial para o amadurecimento cerebral ocorre entre a trigésima semana de gestação até pelo menos o segundo ano de vida. Por isso, qualquer desnutrição nesta fase afetará, de maneira irreversível o cérebro, gerando problemas de aprendizagens.

Diante disso é importante que as mães saibam que nos primeiros anos de vida o aleitamento materno oferece ao cérebro condições para que ele se desenvolva normalmente evitando, dessa forma, problemas na área do aprendizado.

Essas informações são importantes, também, porque deixam claro que os pais devem priorizar uma alimentação saudável para os seus filhos, rica em frutas, legumes e verduras, o que evitará problemas de aprendizagem futuros.

Professor João Moreno de Souza Filho.

jmorenofilho@uol.com.br

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